segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pesquisas Arqueológicas em área de mineração de cobre

Pesquisas arqueológicas realizadas em áreas da Mineração Caraíba S.A. relativas à mineração de cobre no Vale do Rio Curaçá vem ocorrendo desde o ano de 2006. Essas têm sido desenvolvidas pela equipe de pesquisadores do LAP/UNEB e da HAS Consultoria Arqueológica.

As primeiras pesquisas na região ocorreram para a implantação da mina Surubim e resultaram na localização de 11 sítios arqueológicos sendo dois de arte rupestre e nove históricos associados a antigas fazendas seculares dessa região semiárida. Esses sítios foram resgatados durante os anos de 2010 e resultaram em um rico acervo representativo de ocupações rurais do século XIX, atualmente sob a guarda da Universidade do Estado da Bahia - Campus de Senhor do Bonfim.

Recentemente essa mesma equipe realizou os estudos iniciais para outras três minas: Angico, Suçuarana e Vermelhos. Dessas, apenas na mina Angico (uma pequena mina) não se localizou sítios arqueológicos, as demais resultaram em rico patrimônio tanto pré-colonial quanto histórico.

Apesar das pesquisas em Angico não terem resultado em registro de sítios arqueológicos, os seus estudos foram disponibilizados à comunidade local por meio de palestras e exposição que versou sobre os outros projetos já executado na região. Essas ações educativas são necessárias, mesmo quando não se localizam sítios arqueológicos, porque permitem a orientação da comunidade quanto a relação cidadã entre as pessoas e sua história e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário