sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Atividades de pesquisa arqueológica e ação em educação patrimonial em Brumado, Bahia

Arqueólogos e outros pesquisadores estiveram entre fevereiro e junho em Brumado, na área de implantação do empreendimento Sítio Grande 1 da IBAR Nordeste para a realização de estudos arqueológicos para o licenciamento de uma área de mineração.

Pesquisa arqueológica de campo na área da IBAR Nordeste.

Embora os estudos realizados na área da IBAR não tenham indicado a existência de sítios arqueológicos no local da mina, outras pesquisas na região do sudoeste baiano apontam para a riqueza arqueológica local.

Após as pesquisas foi realizada uma ação educativa na Câmara municipal de Brumado, realizada por meio de palestra e exposição de peças arqueológicas representativas do estado da Bahia. A ação contou com a presença do Prefeito, dos secretários de Meio Ambiente, Cultura e Educação, bem como de professores, funcionários públicos, artistas, pessoas ligadas a educação e cultura e demais cidadãos ilustres da cidade que se interessam e se envolvem com as questões do patrimônio cultural.

Durante a exposição dos artefatos arqueológicos a comunidade de Brumado interagiu bastante com a equipe de pesquisadores o que constituiu em um momento de enriquecimento cultural para todos.


Após a ação de educação patrimonial a equipe de pesquisadores composta por representantes do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade do Estado da Bahia - Campus de Senhor do Bonfim e pesquisadores da empresa Consultarq foram conhecer o importante acervo cultural bibliográfico, com destaque para a literatura de cordel de propriedade de José Walter, um dos grandes representantes culturais do município de Brumado.

Visita da equipe de pesquisadores ao memorial de José Walter em Brumado, Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário